Veja algumas definições sobre Comunicação Interna, presentes em publicações da área:
- “ Um sistema de informação paralela e não substitutivo do fluxo de documentação funcional que circula por uma empresa e necessário para o seu desenvolvimento, por quanto se constitui em um valioso instrumento para a melhoria da gestão e para a análise da sua própria organização e estrutura. G.Goldhaber
- “Uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”. Rhodia
- “Um sistema participativo de comunicação na empresa cujo objetivo principal é comprometer os colaboradores com os resultados da organização”. Unibanco
- “Tem a ver com como transmitir mensagens coletivas com eficácia e em consonância com os objetivos de Marketing Interno”. Júlio Lobos
- “Todo o esforço deliberado e planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica”. Margarida Kunsch
- “Conjunto de meios, processos, funções, conteúdos e comportamentos que geram oportunidades para que se estabeleça a convergência entre os valores e objetivos da empresa e os de seus colaboradores, a CI é, simultaneamente, decorrente da cultura da organização e elemento que consolida os valores próprios dessa cultura. Desempenha, portanto, papel prepoderante na formação do clima organizacional e na construção da imagem institucional diante do público interno.” Helena Catharino Lyrio de Carvalho (Aberje)
- "Sistema de comunicação entre a organização e seu público interno é o conceito mais simples, mas não simplista...pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber." Abracom
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que a CI é tão importante?
A CI "se constitui em um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização" (Maria T. Fleury).
A CI "tem a ver com o como transmitir mensagens coletivas com eficácia e em consonância com os objetivos de Marketing Interno" (Júlio Lobos)
A CI "tem a ver com o como transmitir mensagens coletivas com eficácia e em consonância com os objetivos de Marketing Interno" (Júlio Lobos)
A CI como base para o desenvolvimento humano e organizacional
- Quando se organiza uma empresa coletiva de qualquer tipo, o que se organiza de fato é o fluxo de informações relacionadas com a empresa e, em decorrência, as relações estratégicas entre as partes funcionais." Lee Thayer
- As empresas devem ser vistas como um fenômeno de comunicação sem o qual não existiriam." Schall
- Há uma pouco da organização em cada funcionário que implora para ser colocado em ação." Freiberg & Freiberg
- As empresas devem ser vistas como um fenômeno de comunicação sem o qual não existiriam." Schall
- Há uma pouco da organização em cada funcionário que implora para ser colocado em ação." Freiberg & Freiberg
Um comentário:
Dê uma olhada neste sistema de comunicação Interna:
http://www.sabesim.com.br
Acredito que satisfaz quase todos preceitos citados.
Postar um comentário